(Assessoria de Imprensa – 17-12-2012)
Clima exige superação dos atletas
no 3º Interestadual de Triathlon
Crédito das fotos: Alessandro Maschio
Chuva, lama, grama encharcada, asfalto escorregadio e muita exigência na superação transformaram o 3º Interestadual de Triathlon - “Desafio por Excelência” numa competição emocionante. Realizada domingo (16/12), no bairro do Patrimônio, em Brotas (SP), pela Federação Paulista de Triathlon (SPTRI), novamente ganhou a aprovação dos atletas. A classificação completa está no site http://interestadual.com.br.
Os desafios foram disputados nas distâncias olímpicas oficiais de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida (paratletas fizeram metade). Os resultados contaram pontos para o Campeonato Paulista de Triathlon e para o Trimaser – Campeonato Brasileiro de Triathlon Máster.
Os paratletas foram os primeiros na água. Na sequência, disputaram o ciclismo e fecharam as provas com a corrida. A vontade de superar seus limites emocionou a torcida nas ruas do bairro. “Faz a gente ter coragem para enfrentar os problemas”, disse um dos moradores.
Logo depois, na categoria Feminina, as mulheres enfrentarem as mesmas provas, com quilometragens diferentes. Tão emocionante quanto os paratletas, elas mostraram que estavam prontas para o desafio do pódio. Mas quem conquistou o primeiro lugar foi Lisandra Mesquita Batista, seguida de Rosiane Cristina Bolonhezi e Clarissa Navarro Ferreira.
Na categoria Masculina, um verdadeiro batalhão entrou na água da represa do Patrimônio. A cada braçada os primeiros já começavam a dar o ritmo da prova. Na saída, o desafio era pegar a bike e seguir o percurso, finalizado com a corrida.
Para Renato Dantas de Lucas, primeiro colocado na categoria Geral, o percurso foi “duro” e exigiu muita força e determinação. Experiente, já disputou 14 Ironman, Dantas elogiou o alto nível do 3º Interestadual de Triathlon. “Bem organizado”, disse. Fernando Toldi, segundo colocado e participante pela terceira vez da prova organizada pela Federação, compartilha da mesma opinião: “A parte técnica estava muito boa”.
No encerramento, Rychard Hryniewicz Júnior, diretor de Comunicação e Eventos da SPTRI, agradeceu a compreensão dos atletas. “O clima não ajudou e o desafio acabou sendo maior, mas valeu o empenho de todos. Fizemos tudo para que mesmo com a chuva o evento tivesse a segurança como foco principal. O sucesso foi total. Agradeço, também, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) pelo patrocínio, superimportante para popularização e crescimento do triathlon, e a Prefeitura de Brotas por, novamente, apoiar a Federação”.
Aliás, a realização em 2013 já está garantida pelo prefeito eleito Orlando Pereira Barreto, conhecido como Du, presente durante as provas e na premiação. “As portas estão abertas para a Federação. O que for necessário faremos para o crescimento deste esporte”, oficializou ao diretor-presidente da SPTRI, Frederico Wilche.
Paratletas dão show de resistência
Buscar o primeiro lugar no pódio é o que incentiva o atleta dar o melhor de si nas competições. E a persistência vale para todos, não interessa as condições físicas. Um exemplo a ser seguido é dos paratletas participantes do 3º Interestadual de Triathlon.
Sérgio Silva, de 47 anos, foi o primeiro a completar a prova pela categoria Tri4. “Quero ver mais pessoas com deficiência competindo. Muitos são atletas e não participam das provas de triathlon. Faço por amor ao esporte e quero mais gente comigo”, convidou.
Promotor de eventos e residente em São Paulo, Silva gostou da parte técnica, apesar das alterações por causa do clima chuvoso. “É a primeira vez que disputo pela Federação, estava difícil, mas muito boa”, falou. Fernando Cobra, segundo colocado na Tri5, manterá o ritmo para as próximas provas: “Vou voltar a ser competitivo”, disse. Então, os adversários se preparem.
A Paratriathlon também contou com Marleide Maria da Silva, que, por ser cega, fez as três provas acompanhada pela guia Nelma Raizer (ex-competidora e atualmente professora de Educação Física). As duas comemoraram ao levarem o troféu para Santos, onde moram. “A satisfação é em dobro”. A participação também foi celebrada por Marcilio da Silva Ferreira. Pela condição física não entrou na classificação, já que não pode correr, mas praticou a natação e atravessou a linha de chegada com sua bike especial.
“A superação dos limites mostra que não somos coitadinhos, é questão de adaptação”, ensinou Miriam Hatano, primeiro lugar na Tri4. Seu recado é justamente para quem desiste da luta após perder algum membro, principalmente na fase adulta. Realmente, mais um grande exemplo.
CAMPEÃ – A Federação Paulista de Triathlon (SPTRI) é a campeã nacional da disputa entre as federaçoes de todo Brasil, com troféu entregue no domingo, em Brotas. A entidade ficou à frente de outras importantes no Brasil, como de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Serviço:
Resultado do 3º Interestadual de Triathlon - “Desafio por Excelência”, realizado domingo (16/12/2012), em Brotas (SP)
- Etapa válida pelo Trimaster – Campeonato Brasileiro de Triathlon Master (3ª e última etapa)
- Etapa válida pelo Campeonato Paulista de Triathlon Standard/Olímpico (4ª e última etapa)
Realização: SPTRI – Federação Paulista de Triathlon
Patrocínio: SELJ – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
Parceria: Courier Turismo, Polesportivo, Instituto Aeris, Sol de Janeiro, Belive Marketing Espotivo, Grugrumilo, grife esportiva, e TAG.
Apoio Institucional: CBTRI – Confederação Brasileira de Triathlon, ATM-SP – Associação de Triathlon Master
Apoio Especial: Prefeitura de Brotas
Informações: http://interestadual.com.br
Mais informações:
Rychard Hryniewicz Junior
Diretor de Comunicação e Eventos da SPTRI
Fones: 11 4257-2350 / 11 9-9901-7525
Email: dcom@sptri.org.br
Contato:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
contato@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302-0100
Piracicaba – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário