Giovanni Godoi subiram e desceram a Cordilheira dos Andes
O Valtra Dakar Eco Team segue sua aventura pelos nove mil quilômetros
do maior rally do mundo. Hoje foi disputado o sétimo dia da
competição, já em território chileno, entre as cidades de Copiapo e
Antofagasta, em um trajeto de 670 quilômetros (483 deles
cronometrados). E para a dupla formada pelo experiente Klever Kolberg
e pelo navegador Giovanni Godoi, foi um dia mais tranqüilo.
"A viagem foi tranqüila e o carro funcionou perfeitamente hoje. Ontem
cruzamos a fronteira pela Cordilheira dos Andes, subimos até quatro
mil metros de altitude, enfrentamos um frio muito intenso e tanto o
motor como o combustível desempenharam suas funções muito bem naquelas
condições", descreveu Kolberg, o primeiro competidor na história do
Dakar a usar um veículo movido a etanol. O carro usado pelo Valtra
Dakar Eco Team - um Mitsubishi Pajero Sport Flex - foi produzido e
preparado no Brasil, assim como o combustível, 100% brasileiro.
"Antes de começarmos a viagem de hoje, aproveitamos para fazer uma
revisão completa no carro", contou. O dia anterior, no entanto, foi o
mais difícil para o Valtra Dakar Eco Team no rally até agora. No
trecho entre La Rioja e Fiambala - onde tivemos o problema de
embreagem -, além da areia muito fofa, havia muito pó, o que além de
prejudicar a visibilidade, penetrou em várias peças do carro, afetando
inclusive algumas chaves eletrônicas", descreveu Kolberg.
Com os problemas enfrentados na embreagem durante o quarto dia, ainda
na Argentina, mas nas dunas do Deserto do Atacama, Klever Kolberg e
Giovanni Godoi foram obrigados a se dirigirem ao acampamento sem
passar pelos pontos obrigatórios de cronometragem e, por isso, a
organização da prova desclassificou a dupla.
"A poeira invadiu o sistema que aciona a embreagem, deixando o pedal
excessivamente duro. Conforme eu fazia mais pressão para acioná-la, a
sobrecarga acabou rachando o 'burrinho' do acionamento e, apesar de
ser uma peça bem vedada, o pó era muito fino e também entrou ali. A
pressão do pedal causou uma rachadura, o que fez vazar o fluido e
assim perdemos a embreagem", explicou o veterano de 22 participações
no Dakar.
Nenhum reparo conseguiu segurar o vazamento durante a especial do
quarto dia, então a dupla foi obrigada a rumar diretamente para o
acampamento. "Só então pudemos fazer a troca da peça e hoje
desmontamos o câmbio para limpar o sistema de embreagem e seguir o
roteiro do rally com menor risco do problema acontecer novamente",
disse.
Mesmo assim, Kolberg e Godoi optaram por continuar no percurso para
testar o Mitsubishi Pajero Sport Flex, o primeiro carro na história do
Dakar a competir usando o etanol como combustível.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o
brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição
off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros
no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a
participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos
grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo
de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos
Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir
de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título
vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na
categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o
assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência
no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições
off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos
de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões,
terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo
de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla
piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em
paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009
com navegador de um caminhão de apoio.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no
Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra,
BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e
Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
Fonte: Reunion Express
--
William Zacariotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário