Piloto brasiliense encerrou sua primeira temporada completa na categoria continental com uma brilhante corrida na capital paranaense
A temporada 2009 da Fórmula 3 Sul-Americana terminou neste domingo, em Curitiba, com um dos finais mais emocionantes de todo o calendário da categoria, protagonizado pelo brasiliense Yann Cunha e pelo goiano Igor Veras. Os dois disputaram palmo a palmo a segunda colocação na prova de encerramento do campeonato, que terminou com Cunha superando o adversário por uma diferença de apenas 0s453 e conquistando seu sétimo pódio no ano de estreia na categoria continental.
A corrida válida pela 18ª etapa do campeonato começou com 45 minutos de atraso, em razão da forte chuva que caiu sobre a região do Autódromo Internacional minutos antes da abertura dos boxes. A direção de prova optou, então, pela largada com safety car por medida de segurança, mas o início em fila indiana não impediu as trocas de posição no fim da reta. Autorizado o início da corrida, Yann manteve a terceira colocação no grid e logo partiu para o ataque sobre Cláudio Cantelli Júnior, concretizando a ultrapassagem na quinta volta.
"Com a pista molhada no início da corrida meu carro estava muito rápido. Mas, conforme a pista foi secando, tive que adaptar minha pilotagem para seguir com um ritmo forte e brigar pelo pódio", contou. Prova disso é que, nas voltas finais, Yann protagonizou uma das melhores disputas da temporada contra o goiano Igor Veras. "Depois que ele me ultrapassou na reta principal, tive apenas uma oportunidade de retomar a posição e decidi arriscar na freada da entrada do miolo. Valeu a pena", concluiu o brasiliense, que terminou com a segunda colocação – atrás apenas do campeão da categoria e vencedor da prova deste domingo, Leonardo Cordeiro.
Com os resultados da rodada de encerramento do campeonato, Yann Cunha se firmou como o quinto melhor piloto da temporada, marcando 75 pontos – um a menos que o quarto colocado, Henrique Lambert. "Terminamos o campeonato com um saldo muito positivo. Por ser uma temporada de estreia, tive que evoluir muito ao longo do ano e os pódios nas corridas finais foram prova que melhoramos", avaliou Cunha. "Agora é trabalhar para a temporada
Confira como terminou a última etapa da temporada e como ficou a classificação da Fórmula 3 Sul-Americana 2009:
Resultado – 18ª etapa
1) Leonardo Cordeiro(SP/Cesário Fórmula), 19 voltas em 31min26s
2) Yann Cunha (DF/Razia Sports), a 15s093
3) Igor Veras (GO/PropCar Racing), a 15s546
4) Cláudio Cantelli (PR/Bassan Motorsport), a 19s345
5) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), a 22s277
6) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), a 29s245
7) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), a 29s626
8) Henrique Martins (SP/Cesário Fórmula Jr), a 46s417- Light
9) Bruno Andrade (SP/MX Racing), a 50s281 - Light
10) Leonardo Souza (PR/Kemba Racing), a 58s603
11) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), a 59s358
12) Rafael Abbate (SP/Cesário Fórmula Jr), a 1min16s520 - Light
Classificação final do Campeonato Sul-Americano de F3
1) Leonardo Cordeiro (SP/Cesário Fórmula), 138 pontos
2) Cláudio Cantelli Jr (PR/Bassan Motorsport), 97
3) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), 81
4) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), 76
5) Yann Cunha (DF/Razia Sports), 75
6) Igor Veras (GO/PropCar Racing), 56
7) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), 49
8) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), 45
9) Leonardo de Souza (PR/Kemba Racing), 33
10) Fernando Galera (SP/Bassan Motorsport), 23
11) Victor Guerin (SP/Dragão Motorsport), 15
12) André Negrão (SP/Kemba Racing), 4
Novo Windows 7. Você vai achar que nasceu sabendo! Clique e conheça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário