domingo, 18 de outubro de 2009

F-3 Sul-Americana: Na preliminar do GP Brasil, Victor Guerin estréia com pódio na divisão principal

Piloto paulista teve seu primeiro contato com o novo Dallara F309 da categoria na sexta-feira, durante os 30 minutos de treinos classificatória para a rodada

Com poucos meses de experiência no automobilismo depois de uma carreira vitoriosa no kart, o paulista Victor Guerin (Blaüsiegel) obteve neste domingo, em Interlagos, um dos resultados mais expressivos desde sua estréia em campeonatos de monopostos. Na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1, o piloto da Dragão Motorsport fez sua estréia na classe principal da Fórmula 3 Sul-Americana – ele havia disputado as primeiras corridas do ano pela divisão Light da competição –, e de uma só vez conquistou seu primeiro pódio e seus primeiros pontos no campeonato.

Victor confirmou presença na F-3 em Interlagos apenas um dia antes dos treinos de classificação. Sem conhecer o novo modelo da Dallara usado na categoria, ele contou apenas com sua experiência em Interlagos e com o arrojo que lhe é característico desde os tempos do kart para extrair o máximo potencial do F309 alugado da equipe Prop Car, e preparado pelo staff da Dragão Motorsport.

"Foi tudo muito rápido, mas não poderia ter terminado de maneira melhor”, disse Guerin. "Vi meu carro pela primeira vez na tarde de quinta-feira, e a equipe trabalhou rápido para fazer o banco e deixar tudo pronto para o treino de sexta-feira. O F309 é um modelo bastante diferente do que estou acostumado, e para complicar ainda tivemos pista molhada durante a maior parte do tempo. Tive que me concentrar muito para não errar e, ao mesmo tempo, para pilotar no limite, mesmo ainda sem saber muito bem até onde poderia chegar com esse carro”, declarou o paulista.

A superação valeu a ele seis pontos no Campeonato Sul-Americano, e a chance de subir ao pódio em uma prova realizada diante da torcida e diante das equipes da Fórmula 1. Na corrida mais aguardada do ano, Guerin recebeu a visita de outros pilotos e amigos, entre eles Luiz Otavio Paternostro, nome de destaque nas categorias de turismo no Brasil. "Tive a torcida de muita gente, e certamente essa força me ajudou a superar a dificuldade de estrear em uma nova categoria, justamente em um evento tão especial quanto a preliminar do GP Brasil de Fórmula 1”, comentou Guerin.

A corrida – a 13ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana começou sem chuva, mas com a pista ainda molhada em razão do clima instável verificado esta semana em São Paulo. Mesmo com o traçado já secando, a maioria dos pilotos optou por largar com pneus de chuva, mas quatro competidores – entre eles o austríaco Walter Grubmuller –, preferiram os pneus slick. A pouca aderência desse tipo de pneu no piso molhado contribuiu para a escapada do piloto da equipe inglesa Hitech Racing na freada da primeira curva, manobra que acabou tirando os brasilienses Yann Cunha e Lucas Foresti da disputa.

O incidente na primeira curva provocou a entrada do carro de segurança, que permaneceu na pista por duas voltas até a limpeza do traçado. Quando a corrida recomeçou, o líder Leonardo Cordeiro manteve a ponta e recebeu a bandeirada em primeiro. Henrique Lambert foi o segundo.

"Para evitar a confusão na largada, acabei caindo para 12º e tive que fazer uma corrida de recuperação. Quatro pilotos optaram por largar de pneus slick, e tiveram um ritmo mais lento. Mesmo assim, a recuperação foi difícil. Consegui boas ultrapassagens, e lutei muito por esse resultado. Corri sem pressão, pelo fato de estar estreando na categoria e não ter a obrigação de conquistar um bom resultado. Mas todo piloto se cobra muito e eu queria demais chegar ao pódio. Conquistar o resultado dessa maneira, recuperando posições, não poderia ter sido melhor”, encerrou Guerin.

Depois de 15 voltas, a corrida em São Paulo terminou assim:

1) Leonardo Cordeiro, 29:17.160
2) Henrique Lambert, a 19.170
3) Victor Guerin, a 39.925
4) Bruno Andrade (L), a 44.754
5) Henrique Martins (L), a 45.840
6) Raphael Abbate (L), a 46.263
7) Igor Veras, a 48.719
8) Lu Boesel, a 1 volta
9) Leandro Florenzo (L), a 1 volta
10) André Negrão, a 3 voltas
11) Claudio Cantelli, a 6 voltas
12) Nilton Molina, a 11 voltas
13) Leo de Souza, a 13 voltas

Confira a classificação extra-oficial do campeonato:
1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 99
2) Claudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport), 68
3) Yann Cunha (Razia Sports), 52
4) Henrique Lambert (Razia Sports), 51
5) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48
6) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 44
7) Nilton Molina Neto (PropCar Racing), 40
8) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 32
9) Igor Veras (PropCar Racing), 28
10) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23
11) Victor Guerin (Dragão Motorsport), 06
12) André Negrão (Bassan Motorsport), 01
13) Walter Grubmuller (Hitech Racing), 0


Fonte : Inova

Nenhum comentário: