segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vitória histórica de Miguel Paludo e Ricardo Maurício no GT3 Brasil em Interlagos

Dupla formada pelo atual campeão da Porsche Cup e pelo atual campeão da Stock Car consegue o primeiro triunfo da Porsche no campeonato brasileiro de GT3


A dupla formada pelo atual campeão da Porsche Cup, Miguel Paludo, e pelo atual campeão da Stock Car, Ricardo Maurício, fez história hoje em Interlagos ao conquistar a primeira vitória da Porsche no GT3 Brasil, que teve início no País em 2007.

"O fim de semana foi maravilhoso. Conquistar a primeira vitória da Porsche no GT3 Brasil é algo fantástico, que entrará para a história. O Ricardo (Maurício) fez um ótimo trabalho e pude administrar o ritmo na metade final da corrida. Apesar de já ter alguma experiência com carros da marca, aprendi muito e espero continuar até o final da temporada”, afirmou Paludo (BS Bios-Tasul), que fez sua estreia no GT3 Brasil nesta rodada dupla disputada ontem e hoje, em Interlagos.

Este também foi o primeiro final de semana em que o gaúcho e Ricardo Maurício correram juntos. "O entrosamento foi perfeito e a equipe toda está de parabéns”, disse o atual campeão da Porsche Cup, citando o time comandado pelo experiente preparador Washington Bezerra. Na prova de ontem, a dupla também subiu no pódio, na quinta colocação.

Na corrida de domingo, ao contrário da quinta etapa, realizada ontem, a chuva não atrapalhou a estratégia das equipes. O Porsche 997 de Paludo e Maurício partiu da quinta colocação e logo na primeira volta já passou para a terceira posição. A vice-liderança foi conquistada após uma boa e ousada manobra de Maurício para cima da Ferrari comandada por Allam Khodair.

A segunda colocação já era a melhor da Porsche na história do GT3 Brasil, até que, na 17ª volta, o até então líder Daniel Serra, também de Ferrari, teve um pneu furado e acabou abandonando.

A partir daí, o time de Miguel Paludo e Ricardo Maurício não mais perdeu a ponta e com isso conseguiu conquistar a inédita vitória para a Porsche no GT3 – a marca também fez dobradinha, já que Thiago Camilo e Ronaldo Freitas cruzaram a linha de chegada na segunda colocação.

"Esta foi a minha primeira corrida tendo o Paludo como companheiro e já tivemos uma vitória logo no primeiro final de semana correndo juntos. A experiência foi ótima e confesso que nem esperava essa vitória, porque nós sofremos muito com o desgaste dos pneus traseiros. No entanto, o carro é muito confiável e estou muito feliz pela vitória e pelo parceiro que tive neste final de semana”, afirmou Ricardo Maurício.

Outro problema enfrentando pela dupla foi a perda da embreagem logo na primeira volta, obrigando os pilotos a fazer as reduções no "punta-taco” (manobra em que o piloto freia com o pé direito e mantém o calcanhar no acelerador visando elevar os giros do motor para a redução de marchas).

"Por causa desse problema, fiquei preocupado porque não sabia nem como seria a saída dos boxes, mas felizmente deu tudo certo e pudemos comemorar esta vitória histórica”, disse Miguel Paludo, que, após esta primeira participação no campeonato, já acumula 31 pontos. Ricardo Maurício subiu para a terceira posição na tabela, com 62 pontos.

A próxima rodada dupla do GT3 Brasil será em Londrina (PR), que pela primeira vez receberá a categoria, nos dias 25 e 26 de julho.

Resultado da sexta etapa do GT3 Brasil:
1º) 5 - R.Mauricio/M.Paludo (PO, SP/RS), 33 voltas
2º) 6 - R.Freitas/T.Camilo (PO , SP/SP), a 13s841*
3º) 33 - B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 33s375*
4º) 70 - W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 53s019*
5º) 18 - F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS), a 1 volta*
6º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 4 voltas*
7º) 20 - W.Ebrahim/F.Ebrahim (VI , PR/PR), a 12 voltas
8º) 19 - C.Longo/D.Serra (FS , SP/SP), a 16 voltas
9º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 20 voltas
10º) 17 - R.Matias/M.Stumpf (VI , RS/RS), a 24 voltas
11º) 15 - F.Greco/J.Pimenta (FE , SP/SP), a 24 voltas
12º) 11 - N.Merlo/R.Stumpf (VI , SP/RS), a 25 voltas
*Duplas que também pontuam no GT Masters.
Legenda: FE (Ferrari F430); FS (Ferrari Scuderia); VI (Dodge Viper); PO (Porsche 997); LA (Lamborghini Gallardo)

Confira a classificação do campeonato após seis provas disputadas:
1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 94 pontos
2º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 72
3º) Ricardo Maurício (Porsche 997), 62
4º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
5º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 56
6º) Thiago Camilo (Porsche 997), 53
Wagner Ebrahim/Fabio Ebrahim (Dodge Viper), 53
8º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (Dodge Viper), 51
9º) Fernando Poeta/Duda Rosa (Ferrari F430), 40
10º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
11º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
12º) Miguel Paludo (Porsche 997), 31
Antônio Hermann (Porsche 997), 31
14º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
15º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 25
Chico Serra/Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo), 25
17º) Ricardo Rosset (Ford GT), 22
18º) Chico Longo e Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 15
19º) Nelson Merlo e Renato Stumpf (Dodge Viper), 6

Fonte rf1 Jornalismo

Nenhum comentário: