domingo, 29 de março de 2009

Bom Começo: Serrinha é Quarto e Cacá Chega em 13º após Punição Polêmica

Dupla da Red Bull Racing pontua bem em corrida conturbada na abertura da Stock Car em Interlagos.


Sair de uma semana complicadíssima com 18 pontos na bagagem e em quarto lugar na disputa por equipes: a temporada 2009 da Red Bull Racing começou melhor do que o esperado nesse final de semana, na abertura da Copa Nextel Stock Car 2009 em Interlagos.

Paulo Salustiano levou a bandeira quadriculada em primeiro lugar na prova em que Daniel Serra foi o quarto colocado e Cacá Bueno o 13º, um resultado suado para os dois pilotos da Red Bull.

Terceiro no grid, Serrinha perdeu duas posições no perde-e-ganha da primeira volta, caindo para quinto, atrás de Salu, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Marcos Gomes. O começo de Cacá foi ainda mais difícil: 15º na classificação, o bicampeão teve a frente do carro danificada por uma peça que voou do carro de Cláudio Capparelli e foi obrigado a parar logo na segunda volta para reafixar o capô do carro 0 – uma lástima para quem já havia saltado para o 10º posto na largada.

Cacá retornou dos boxes em 30º para dar início a uma reação espetacular, enquanto Serrinha mantinha um bom ritmo à frente, mantendo o quinto lugar – o piloto do carro 29 perdeu uma posição para Ricardo Zonta na segunda volta, mas recuperou o posto com o abandono de Camilo na volta de número quatro.

Quando o safety car programado foi à pista na volta 13, para que todos os carros reabastecessem, Serrinha era o quinto e Cacá vinha num promissor 24º – promissor porque o bicampeão aproveitou a bandeira amarela para mudar de tática, trocando seus pneus em uma parada extra para buscar um ataque nas voltas finais.

Na relargada na volta 16, Serrinha ficou “encaixotado” atrás de Marcos Gomes na freada para a Curva do Lago e acabou ultrapassado por Antonio Pizzonia, caindo para sexto. Uma volta depois, contudo, Daniel foi esperto para passar Gomes quando Marquinhos errou na saída da Curva do Sol, colocando a Red Bull Racing novamente entre os cinco primeiros.

Na ponta, Zonta e Salustiano protagonizavam uma briga espetacular, com o ex-piloto da Fórmula 1 nitidamente mais rápido, mas ainda assim incapaz de ultrapassar Salu. Enquanto isso, Cacá galgava posições: 22º na volta 18, 20º na 21, 16º na 22 e 14º na 23, entrando na zona de pontuação.

A duas voltas do fim, Zonta foi desclassificado pela direção de prova por não parar nos boxes para trocar seu capô, que havia se soltado após toque com Salu. Assim, Serrinha voltou ao quarto lugar na bandeirada, atrás de Salu, Maurício e Pizzonia, e Cacá conseguiu o 10º lugar.

Porém, em uma decisão polêmica da direção de prova, o bicampeão acabou relegado ao 13º posto ao ter 20 segundos acrescentados ao seu tempo de prova por haver perdido o capô a três voltas do fim – um de sete pilotos a ser punido ou excluído em decorrência do mesmo problema. Cacá, inclusive, sequer chegou a ser advertido pela direção de prova com a bandeira preta com disco laranja, que lhe daria três voltas de prazo para fazer a troca.

Vale lembrar que em outras categorias top de turismo, como a NASCAR e a DTM, punições a carros danificados só costumam acontecer em caso de risco de outras peças se soltarem, representando perigo para os demais pilotos – o que não foi o caso em nenhuma das seis situações de capôs soltos nesse domingo. A Red Bull Racing vai recorrer da punição.

Os 14 pontos do quarto posto somaram-se ao ponto extra ganho por Serrinha por haver conquistado o terceiro posto no grid, totalizando 15. Com mais três do 13º de Cacá, a Red Bull Racing soma 18, atrás apenas da Vogel de Salustiano, com 30 (28 da vitória e pole de Salu mais dois do segundo lugar no grid de Camilo), da EurofarmaRC de Maurício, com 20, e da AMG Motorsport de Lico Kaesemodel e Átila Abreu, com 19. A título de comparação, o total corresponde a 40% da pontuação da Red Bull Racing em toda a temporada 2008, quando o time obteve 45 pontos.

A expectativa agora é manter o embalo do bom começo daqui a duas semanas, quando Curitiba recebe a segunda etapa da temporada 2009.


NA MINHA OPINIÃO...


Daniel Serra, Red Bull Racing, Peugeot 307 #29: “A chance de terminar no pódio existiu, mas em alguns momentos, especialmente quando fui ultrapassado pelo Pizzonia, acabei em uma posição em que evitar a ultrapassagem era arriscado demais. O importante é que comecei marcando 15 pontos que serão fundamentais na briga por uma vaga no play-off”.

Cacá Bueno, Red Bull Racing, Peugeot 307 #0: “Com o problema no capô logo no início, optamos por mudar a estratégia, sabendo que haveria um safety car – por isso, troquei os pneus uma volta antes da parada obrigatória para o reabastecimento. Foram três paradas no box ao todo – voltei em último depois do safety car, mas com pneus novos, e consegui passar vários carros.

“Foi uma pena ter tantos problemas ao longo da semana, começando com o incêndio do carro na terça-feira, que nos impediu de desenvolver bem o acerto e acabou nos forçando a largar no meio do grid, onde o risco de toques é bem maior – é tudo uma sequência. Mas o trabalho da nossa equipe foi espetacular; não sei se outro time teria condições de refazer um carro da maneira e com a velocidade que nosso time conseguiu. Por isso tudo, foi um bom resultado, mas não estou satisfeito: quero muito mais que terminar entre os 10 primeiros nas corridas nesse ano”.

Nenhum comentário: