Ele é conhecido como Granzottinho, mora em Campinas/SP, tem 21 anos, estuda e atualmente disputa a Stock Jr, principal categoria de acesso a Stock Car Brasil. Entrevistamos Fellipe Granzotto, que iniciou na categoria neste ano, atualmente ocupa a 11ª posição, com 31 pontos e ainda está se adaptando às formas de corrida, mas espera disputar o titulo de 2009.
Quando você e como você iniciou a sua carreira como piloto?
R: Comecei minha carreira aos 16 anos. Já tinha corrido de kart antes, quando tinha 12 anos, mas não tinha condições na época de seguir competindo. Sempre brincava no kart de amigos, mas não era uma coisa profissional. Comecei a competir mesmo e disputar corridas em 2003, quando disputei o Campeonato Regional de Kart, de Piracicaba (SP).
Além da stock jr você pretende disputar outras categorias em 2008.
R: A Stock Jr é minha prioridade neste ano. Treinei de kart algumas vezes e talvez ande mais no 2º semestre, mas a Jr é o meu foco para este ano.
Namora ? é Casado ? se Sim, como você faz para controlar a tietagem sem se ferrar com a sua companheira ?
R: Namoro há quase quatro anos e levo bem tranqüilo tudo. Não tenho problemas, até porque ela sempre me acompanha e temos um namoro sério.
Como funciona a equipe na stock jr ? você tem uma equipe lá ? Ela influencia as suas vitórias ?
R: Olha, a Stock Jr é hoje uma grande equipe com uns 15 mecânicos. Eles cuidam de todos os carros. A única diferença é que cada piloto tem um mecânico que ajuda no acerto do carro, que afivela o cinto e tal. Mas no geral, todo piloto pode contar com a ajuda de todos os mecânicos caso tenha dúvidas ou dificuldades. Além disso, a presença e os conselhos do Felipe Giaffone (promotor da categoria) são super importantes para nós pilotos. Neste sentido, todos os pilotos têm as mesmas chances de lutar pelas vitórias.
Para cada prova , quanto tempo é gasto em preparo? Quantas voltas você chega dar em uma corrida ?
R : Um piloto precisa se preparar durante todo o mês que antecede uma corrida. Preparo físico é importante, alimentação e tudo mais. No fim de semana de corrida, temos 3 treinos livres de 30 min cada e mais uma tomada de classificação. Na corrida, temos 30min de disputa, mas que varia muito no número de voltas. Depende muito do traçado. Este ano tivemos apenas 13 voltas em Interlagos. Já em Curitiba foram 27 voltas. Então não tem um número certo.
Você estuda ? como concilia isso tudo ?
R: Atualmente faço o 4º de Jornalismo na PUC-Campinas. Além disso, trabalho como comentarista na TV Século 21, na rádio CBN e ainda atuo na TV Stock, fazendo matérias sobre a categoria. Para conciliar, tenho me desdobrado, até porque ainda tenho a batalha sempre em busca de patrocinadores. Mas tudo vale muito à pena.
Qual foi a maior velocidade que você já pilotou até hoje ? qual foi a sua sensação ?
R: Acho que o carro com maior velocidade que já pilotei foi justamente o Stock Jr, que nos finais de reta, como Interlagos e Curitiba, chega próximo de 200km/h. A sensação é muito boa. Sou viciado em velocidade e correr é um prazer enorme, renovado a cada volta. Curto muito o que faço, por isso busco aproveitar e curtir cada volta que dou num autódromo, seja lá onde for.
Tem alguém que anda na frente de você (rsrs) ?
R: Olha, atualmente, não só na minha frente, mas acho que o Patrick Gonçalves tem andado na frente de todo mundo da Stock Jr. Ele tem muita experiência, é esperto e sempre se recupera na corrida, mesmo que se envolva em batida ou confusão. Bom, dizer que ele venceu 4 das 6 provas do ano resume bem como ele tem andado neste ano.
Você é somente como piloto ou desenvolve outras atividades ?
R: Como eu disse, além de piloto, também sou estudante de jornalismo e comentarista de automobilismo em rádio e TV na região de Campinas, no interior de São Paulo.
Quais são as maiores dificuldades que você encontrou correndo ?
R: Olha, o automobilismo, como toda profissão, tem suas dificuldades. Acho que o grande segredo é fazer aquilo que se gosta. Adoro correr, sou viciado por isso, então se as dificuldades surgem, tento lidar da melhor maneira possível, aprender a cada treino e tirar o máximo proveito das situações. Mas acho que a maior dificuldade de um piloto, além de se adaptar a novas situações (pista ou carro) é ter as condições financeiras para praticar o esporte. Automobilismo é algo caro, que sem patrocínio, se torna difícil de ser praticado. A grande luta muitas vezes é travada fora das pistas.
Já teve medo em algum momento correndo ?
R: Felizmente nunca tive medo. Para falar a verdade, acho que medo não é a palavra correta. Quem tem medo não corre a 200km/h. O que posso dizer é que já me senti inseguro. É impossível chegar num lugar novo achando que já se sabe tudo e que se é superior. É fantasia pensar nisso. Todo piloto passa por um período de adaptação e até se firmar, ele passa por momentos inseguros, ou porque o carro não é bom, ou porque o piloto ainda não está bem adaptado. Mas tudo depende do piloto. Por isso é que eu digo que só faz automobilismo bem feito quem realmente gosta e confia em si próprio. Mas é importante dizer que não teria vergonha em dizer que já senti medo, até porque conheço muito piloto bom que já teve medo de algo na carreira.
Qual foi o melhor momento da sua carreira até hoje ?
R: Tive momentos inesquecíveis no kart. A primeira corrida, a primeira vitória, os títulos, as pole positions. Tudo foi muito marcante. Na Stock Jr, cada corrida tem sido uma experiência nova. Acredito que um momento marcante foi minha estréia em Interlagos e que minha melhor atuação foi em Campo Grande, quando cheguei em 7º. Mas eu tenho total convicção que ainda não tive um grande momento na categoria. Temos muito a fazer e a mostrar. Digamos que os melhores momentos estão por vir, nas próximas corridas. Estou muito confiante para a 2ª metade da temporada. Acredito que temos condições de buscar resultados cada vez melhores.
Você faz algum trabalho voltado a educação no transito ou já pensou em fazer algo assim ?
R: Não fiz nada em específico, mas tenho muitas idéias, principalmente ligado ao automobilismo e até mesmo a projetos futuros.
O que você faria para melhorar o trânsito no pais ?
R: A primeira coisa já vem sendo feita, com a nova lei proibindo que pessoas alcoolizadas dirijam. Todos podem ver como teve queda os casos de morte em acidentes de carros nas estradas e nas principais capitais do país. Acho que conscientização é a grande questão. Compromisso de cada um. Pessoal que quer acelerar, que venha para o autódromo, ou que vá para o kart indoor. Ruas e avenidas não foram feitas para isso. Neste ponto, acho que o automobilismo poderia dar um exemplo mais próximo do público.
Você tem site , blog ou fã clube ?
R: Tenho um blog (www.granzotto49.blogspot.com) e duas comunidades no orkut (Eu sou fã do Granzottinho e Fellipe Granzotto – Stock Jr). O site ainda está sendo produzido e acredito que até setembro já teremos uma página bem bacana para o pessoal acessar e ficar por dentro da nossa carreira.
Em 2008, o que você espera da temporada ?
R: Olha, quando a temporada começou, tinha em mente conseguir terminar o ano entre os 10 primeiros. Continuo com esta meta, mas acredito que podemos ser mais otimistas. Até agora, somei pontos nas seis corridas que foram disputadas, tenho 31 pontos na tabela e estou em 11º na classificação. Acho que podemos subir. A meta também é conquistar um pódio até o fim do ano. Todo mundo corre com este objetivo e esta é a meta para este ano. Já para 2009 a história é diferente. 2008 eu já tinha em mente que teria que ser de muito aprendizado. E é justamente o que eu venho fazendo, aprendendo bastante, prova a prova.
Você tem algum sonho ?
R: Com certeza, tenho o sonho de seguir minha carreira no automobilismo, mas vejo mais como um projeto. Tenho lutado muito para que as coisas cresçam e se desenvolvam. Nossa participação na Stock Jr tem sido uma evolução grande para minha carreira e a meta é seguir nesta linha, crescendo e colhendo os frutos e resultados de muito trabalho.
Em nome dos portais, gostaria muito de agradecer a você, e dizer que nos continuamos aqui torcendo por você .
Um abraço .
William Antonio Zacariotto
horários do IESI
Há 7 anos
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